O que é o Cinema afinal?


*por Douglas Beltrão

"Bem vindo ao mundo espetacular do cinema!" É com essa frase que o RapaduraCast traduz nosso sentimento ao adentrar naquela sala escura, fria e cheirando a mofo (tá, nem todas fedem). Por muito tempo tentei definir por que nos atrai tanto os filmes. Nunca cheguei a uma conclusão satisfatória até descobrir que Cinema é a segunda indústria mais rentável do mundo, perdendo apenas para a de Jogos (hail, Guitar Hero!).

Ora, caro Watson, somamos dois+dois e encontramos uma resposta: entretenimento. Essa é a proposta dos filmes e jogos, correto?! Não sei. Qual a definição de entretenimento?“... é o conjunto de actividades que os animais (e com mais criatividade, o homem) praticam sem outra utilidade senão o prazer. É o desvio do espírito para coisas diferentes das que preocupam." Ok, se é assim, podemos colocar cinema na coluna do entretenimento.

Maaaas, pessoalmente, tenho uma visão mais romântica de tudo isso. Sabe quando nossas mães nos contavam estórias pra dormir quando éramos crianças? O que sentíamos? Achávamos que podíamos voar como Peter Pan, que podíamos ser tão belas quanto a Branca de Neve ou tão malandro como o Saci. Pois bem, cinema são bedtime storys sem precisar dormir. É sonhar acordado. É aprender. É viajar. É experimentar por uns minutos um mundo que não é teu. Das comédias românticas hiperglicêmicas até os dramas à lá Clint Eastwood, dos blockbusters (Michael Bay, oi?) aos musicais de Bollywood temos a dose necessária da magia que nos faz ver além da tela branca.

Saca só como seria bom curtir a vida adoidado feito o Ferris Buller, morar no Rio e desviar de balas como o Neo ou ter um exterminador kickass só pra você! Cinema é assim, sensações misturadas e conceitos adsorvidos. É mais que válvula de escape, é magia senhoras aaaaand senhores! Corram pro cinema mais próximo ou locadora mais barata agora mesmo =)~

0 comentários:

Postar um comentário