Pra moça que não sabe ser Mulher






* meus queridos, imaginem um senhor de 87 anos enviando uma carta pra sua neta de 19.


                                 Recife, 2012

Cara Joana,


Depois de nossa conversa concluí: Toda mulher devia ser feminista. 'Feminista' no melhor sentido da palavra.

Toda menina devia estudar a história do feminismo. Dos conceitos de Sagrado Feminino dos povos pagãos até a revolução das minisaias. Devia buscar esse tipo de conhecimento essencial para todo o processo de emancipação da mulher no século XX. Simone de Beauvoir dizia que não se nasce mulher: torna-se uma. Torna-se a partir da percepção de qual lugar você vai tomar na sociedade patriarcal/machista que ainda vivemos.

Veja bem, estou te falando isso não é pra te tornar uma Nazi Feminista, muito menos um macho com ovários. Também não estou te pedindo pra ser aquela mulherzinha rasa e monocromática que só entende de coisas de mulher. Eu estou te pedindo pra honrar as tuas predecessoras e encarar a vida de forma mais corajosa. Sem tanto melodrama, sem choramingar tanto por motivos tão tolos. Você cresceu, uma mulher adulta, comporte-se como tal. Comece parando com esta vaidade imensa. Seja sim vaidosa, mas na medida certa, sem deixar que isso sobreponha sua personalidade ou que chegue ao ponto de ser a única coisa que vemos em você.

Feministas vão dizer que você não tem que ser bonita, que você não deve beleza a ninguém. Nem ao seu namorado, esposo ou companheiro, nem para seus amigos de trabalho, muito menos a qualquer rapaz aleatório na rua. Você não deve isso pra sua mãe, você não deve isso pra seus parentes nem pra sociedade em geral. Beleza não é um aluguel que você paga por ocupar um espaço marcado como 'fêmea'.

Eu, um homem, defendo isto e sei do teu preconceito com essa coisa de feminismo. Levou tempo até eu entender que o feminismo, mesmo o mais radical, não está enraizado no desprezo pelos homens, mas sim na fé que eles são seres humanos. Se um dia eu tiver um bisneto, quero que ele seja uma pessoa decente num mundo em que a decência é a norma, assim como os direitos iguais de gêneros. Não quero que seu filho seja um homem. Quero que seja um ser humano e isso implica no respeito pelo próximo de forma incondicional. Ele chegaria a este mundo como um ser humano. Ele merece a chance de manter essa humanidade, como todos nós. E se não encontrarmos uma forma de permitir que nossos meninos façam isso, temo que nossas meninas não tenham mesmo chance.

E se a única coisa que você lê são os fragmentos de Caio Fernando Abreu soltos por aí, tenta pelo menos ser como a Harriet dele:

"Muita gente deve achá-la antipaticíssima, mas eu achei linda, profunda, estranha, perigosa. É impossível sentir-se à vontade perto dela, não porque sua presença seja desagradável, mas porque a gente pressente que ela está sempre sabendo exatamente o que se passa ao seu redor."



Abraços do vovô Euclides.




2 comentários:

Anônimo disse...

tão simples e tão inteligente ao mesmo tempo! Acho que me apaixonei pelo jeito como tu escreve, :D ><

beijo da stalker, :*

Fada disse...

como eu sempre digo, existem mulheres e fêmeas
ahazou

Postar um comentário